5 momentos em que você precisa se consultar com uma dermatologista

Ir a um dermato não é um evento que deve ocorrer apenas em momentos de urgências, as consultas são importantes em diversas fases da vida. Entenda algumas situações em que é necessário visitar uma dermatologista.

A dermatologia é o ramo da medicina especializada nos cuidados com a pele, cabelos e unhas. Muitas pessoas imaginam que não precisam se consultar com uma dermato até que haja algum problema de pele notável, porém, essa ideia não poderia estar mais equivocada.

A dermatologia é parte importante dos cuidados anuais que você precisa ter com sua saúde. Agendar ao menos um check-up por ano é a melhor forma de prevenir doenças como câncer de pele, alopécia, doenças autoimunes, alergias e muito mais.

Além disso, a sua dermato é a pessoa mais indicada para cuidar da sua autoestima, realizando os tratamentos que você precisa para:

  • Rejuvenescer;
  • Desacelerar o envelhecimento da pele;
  • Melhorar sua aparência;
  • Aumentar a sua confiança, etc.

Sendo assim, consultar uma dermato vai muito além de uma necessidade quando você apresenta alguma doença. É um ato de cuidado que você merece, por isso, vou te contar 5 situações que você não sabia, mas que são sinal de que você precisa ver sua dermatologista. Confira!

1 – Se sente insatisfeita com sua aparência

A dermatologia vai muito além da clínica. Precisamos estender nosso olhar para as questões que podem influenciar na saúde do paciente, ainda que de maneira indireta, e a autoestima é uma delas!

Quando não nos sentimos bem com nossa aparência, ficamos desmotivados, inseguros e perdemos até mesmo a vontade de estar perto de pessoas que gostamos, ou de fazer coisas que sempre fizemos.

Com os tratamentos estéticos podemos recuperar sua confiança, aumentar sua autoestima, melhorar seus relacionamentos e até mesmo devolver sua vontade de viver e fazer coisas novas.

Se você não gosta do que vê no espelho, não deixe de procurar uma especialista que possa te ajudar a se amar mais.

2 – Tem notado que seu cabelo está caindo mais

A queda de cabelo é normal e faz parte de um processo natural do organismo. A renovação dos fios acontece constantemente e, por isso, é comum notarmos alguns cabelos em nossa escova após pentear os fios ou tomar banho.

No entanto, há um certo ponto em que a queda de cabelo deixa de ser normal e nos mostra que há um problema com nossa saúde.

Se você encontrar fios de cabelo em suas roupas, travesseiro, box do chuveiro, no chão dos lugares por onde passa e por qualquer lugar aonde vá, isso pode indicar um problema de queda.

A queda de cabelo pode ser causada por inúmeros fatores que vão desde a falta de nutrientes essenciais, estresse, quedas de imunidade e muito mais. Converse com sua dermatologista para saber se a queda dos seus fios é normal ou precisa ser tratada.

3 – Suas unhas têm manchas, estrias, estão quebradiças ou descamadas

As unhas são outro indicativo da nossa saúde. Quando apresentam estrias, depressões, irregularidades ou manchas, há um sinal de que algo não vai bem.

As pessoas costumam pensar que é comum ter unhas quebradiças, que descamam, com superfícies manchadas e amareladas…mas isso não é!  Todos esses sinais apontam para problemas de saúde que podem ser tratados de diversas formas, mas sua médica é a melhor pessoa para indicar um tratamento que vá suprir as necessidades do seu organismo.

4 – Apareceram pintas, verrugas ou manchas na sua pele

Alguns sinais de pele já nascem conosco. Outros, surgem em nossa pele após tomarmos Sol, ou de forma completamente aleatória.

Esses sinais precisam ser investigados por uma dermatologista, porque podem representar um risco de desenvolvimento de doenças sérias.

5 – Você possui pintas grandes, irregulares e com colorações escuras.

As pintas podem evoluir para cânceres, quando apresentam características específicas.

Se não tiverem formato simétrico, borda regular, uma só cor, diâmetro menor que 6mm devem ser analisadas por um especialista imediatamente.  Esses são sinais de pintas que podem evoluir para um câncer de pele.

Essas são apenas algumas das situações em que procurar uma dermatologista é fundamental.

Agora você já sabe, se você se identificou com qualquer um desses tópicos, agende uma consulta.