Guia Antirrugas: conheça o que a toxina pode fazer por você

A toxina botulínica é amplamente utilizada em tratamentos estéticos e de saúde. Confira neste guia tudo que você precisa saber sobre a substância e suas aplicações no corpo humano.

A toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo, e o Brasil é o 2° país que mais utiliza a substância! Com tantos adeptos aos tratamentos estéticos com a toxina, é inevitável não se deparar com pessoas que tratam as rugas e aparentam ser mais jovens do que realmente são (mas a idade é só um número, não é?) através da toxina botulínica.

Antes de te contar exatamente porque esse é o procedimento mais realizado no mundo, vamos entender como ela funciona e seu mecanismo de ação no corpo humano.

COMO SURGIU ESSE TRATAMENTO ANTIRRUGAS?

A toxina botulínica é gerada através de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Sua ação na natureza é paralisante, com efeito na transmissão neuromuscular. Ou seja, impede que os neurônios transmitam os comandos de contração muscular enviados pelo cérebro a um determinado músculo.

Com o avanço da medicina, foi possível entender o mecanismo de ação dessa substância e atenua-la de forma que permitisse seu uso em diversos tratamentos, tanto estéticos como de problemas de saúde que causam prejuízos ao bem-estar de milhares de pessoas.

COMO A TOXINA BOTULÍNICA AGE NO CORPO?

Quando aplicada no rosto, a toxina botulínica causa um relaxamento muscular temporário (variando entre 2 e 6 meses) através da inibição de um neurotransmissor.

Por conta disso, os músculos deixam de se contrair, ou o fazem de forma mais enfraquecida, o que resulta em uma pele mais relaxada e sem formação de vincos, que são as tão conhecidas rugas e linhas de expressão. Como a pele está ligada aos músculos, a cada contração, os tecidos também se contraem, gerando marcas que podem se tornar permanentes.

Porém, com a aplicação da toxina, os músculos perdem força e a pele, por consequência, fica menos marcada.

QUAIS DOENÇAS PODEM SER TRATADAS COM A TOXINA BOTULÍNICA?

Além dos usos estéticos, algumas doenças podem ser tratadas com esse procedimento, como:

 – Hiperidrose (suor excessivo nas axilas, testa, mãos, pés e rosto);

  • Bruxismo;
  • Enxaqueca;
  • Espasmos musculares, etc.

ONDE PODE SER APLICADO?

Para cada queixa há um local exato de aplicação dessa substância. No geral, se a busca pelo procedimento tem razões estéticas (como o desejo de rejuvenescimento, melhor da autoestima e aparência, suavização e diminuição de rugas e linhas de expressão), a toxina poderá ser aplicada nas seguintes áreas:

  • Testa: Para tratar rugas dinâmicas e linhas de expressão, na glabela (entre as sobrancelhas) ou para causar o efeito de arqueamento das sobrancelhas, levantando o olhar;
  • Pés de galinha;
  • Ao redor da boca, nas rugas chamadas de códigos de barras;
  • No pescoço, para tratar o famoso efeito do “pescoço de peru”

Depois da aplicação, os efeitos da toxina botulínica poderão ser notados a partir de 48 horas, e apesar do que muitas pessoas pensam, a substância não paralisa totalmente as expressões, o efeito é sutil e se torna mais natural com o passar dos meses.

Tem dúvidas sobre o tratamento com a toxina botulínica? Entre em contato com minha equipe e vamos agendar uma conversa.